Parcerias

Resenha "Senhora da Magia" - As Brumas de Avalon

Boa noite queridos leitores!!!

Hoje, quero compartilhar com vocês a resenha do livro "Senhora da Magia" da série As Brumas de Avalon, da autora Marion Zimmer Bradley.




As Brumas de Avalon é um clássico que reconta as lendas do Rei Arthur através da perspectiva das mulheres que tiveram uma grande importância em sua vida, pessoal e como grande rei.

São elas:  sua mãe Igraine, de religião pagã, nascida e criada em Avalon, sua tia Viviane, senhora do lago, extremamente fiel à sua religião à ponto de fazer qualquer coisa para que Avalon reine para sempre, principalmente em tempos que o cristianismo começa a tomar conta do mundo, sua meia irmã Morgana, que em sua adolescência é levada à Avalon para ser sacerdotista e futura senhora do lago e  sua esposa Gwenhwyfar ou mesmo Guinevere, cristã fanática que não aceita, e abomina totalmente os cultos pagãos.

Neste primeiro volume, acompanhamos a infeliz vida de Igraine, em Tintagel, casada a força com o duque Gorlois da Cornualha e sua pequena filha e companheira Morgana. Após alguns anos de seu casamento arranjado com o duque e já adaptada a sua vida, Igraine recebe uma inesperada visita de Viviane, e do grande Merlim Taliesin.

Nesta visita, Viviane fala que Igraine deverá ter um filho, que irá lutar contra a invasão dos saxões e trará a conciliação entre Avalon e os cristão. Porém, esse filho não será de seu marido e sim do futuro e grande rei Uther Pendragon,  o que de fato acontece, ainda com  com Igraine  casada com Gorlois.

A primeira parte do livro se desenvolve basicamente em volta disso, do casamento de Igraine com o Rei Uther, e a infância de Morgana e Arthur.

Com o passar do tempo, Morgana e Arthur são separados. Morgana vai para Avalon ser sacerdotista e treinada para ser a futura senhora do lago no lugar de Viviane assim que a mesma morresse e Arthur, por segurança é afastado da corte de seu pai para viver em segurança até poder ser feito rei.

Chegado o tempo de Arthur ser coroado , por ser filho da linhagem real de Avalon, ele participa de um ritual pagão chamado beltane, um culto a deusa demonstrando a fertilidade. Morgana e Arthur participam deste ritual, juntos, porém sem se reconhecerem como irmãos...

" ...Por que tenho a impressão de que a conheço? Será porque você é a Deusa, e nela todas as mulheres são apenas uma? Não... - Ergueu-se, e tomou-lhe o rosto entre as mãos. À luz que cade vez se tornava mais clara,v ela viu as feições juvenis se endurecerem nos traços de um homem. Ainda apenas semiconsciente da razão pela qual parecia conhece-lo, ouviu o seu grito áspero: - Morgana! Você é Morgana! Morgana minha irmã..."


Temos um choque de realidades religiosas muito diferentes, o cristianismo aumentando cada vez mais  e os druidas ou pagãos lutando para não serem banidos do mundo.

Eu diria que este o ponto mais forte do livro, o choque de culturas religiosas e o forte comportamento dos personagens em relação à elas.

Não quero contar o que acontece para não criar  spoiler e atrapalhar quem está com vontade de ler. 

Só posso dizer que eu super recomendo o livro, é muito rico em detalhes e acredito que ele cativa até mesmo aqueles que não se simpatizam muito com as lendas arturianas.

Boa noite :D 

4 comentários

Rodolfo Rodrigues disse...

muito bom o seu blog acabei de me tornar seguidor dele, vou acompanhar as novidades, siga meu blog de volta linuxbugone.blogspot.com.br

Renata Pereira disse...

Eu amo histórias sobre o Rei Arthur e ler uma história dessa sob perspectiva feminia é mais emocionante ainda, eu li esses livros em 2013, adorei e espero um dia poder reler. Eles ocupam o primeiro lugar na minha estante!
Bjs

Letícia Marcelino Cheregato disse...

Olá Rodolfo Rodrigues, obrigada pela visita e por se tornar seguidor. Espero que goste dos próximos posts. Vou passar pelo seu blog.

Letícia Marcelino Cheregato disse...

Oi Renata Pereira, obrigada pela visita. Realmente ler sobre as lendas de Arthur através da perspectiva feminina é fantástico. Eu amei a série! Vou publicar resenhas dos outros volumes.

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger